As APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) desempenham um papel importante na promoção do esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com deficiência intelectual e múltipla. Através de parcerias e projetos específicos, as APAEs incentivam a prática de esportes, visando o bem-estar, a autonomia e a construção de um processo de cidadania.
A APAE de Matão é uma referência para outras unidades em diversos aspectos, mas, um dos que mais ela se destaca é o no esporte, principalmente no atletismo, e muitas pessoas da cidade ainda não sabem do potencial gigantesco que os alunos da entidade possuem na prática esportiva, entrando até mesmo nas primeiras posições no ranking nacional e algumas vezes chegam a ser convidados para participar de eventos internacionais.
O trabalho no esporte, principalmente na parte de atletismo, natação e tênis de mesa da escola é comando pelo professor de educação física, Sérgio Antonio Christiani Junior, que acompanha os alunos a onze anos, e juntos construíram conquistas, confiança e uma amizade muito forte, e este ano em parceria com o Tácio Lima, educador físico e proprietário da Nine Four Cross, o que era bom ficou ainda melhor, pois, quatro alunos da entidade: João Vitor, Wesley, Igor e Emília começaram um trabalho no box do professor Tácio para se preparem ainda mais para as competições que estão por vir.
“Tenho uma amizade de longa data com o Tácio, e sabia da vontade que ele sempre teve em conhecer e participar do nosso trabalho na APAE, pois, além de educador físico ele também já foi triatleta, e este ano firmamos a parceria. Desde janeiro os alunos vão para o box na Nine Four Cross para ter uma preparação física melhor”, fala Sérgio.
“Procurei o Sérgio para ajudar os meninos e a Emília no fortalecimento muscular, na estrutura, na estabilização, resistência e coordenação, um trabalho para deixá-los mais fortes para competir melhor, com bons resultados, trazendo muitos títulos e subirem no lugar mais alto do pódio. Sei do potencial enorme deles, alguns eu já vi correndo e eles são espetaculares, alunos com um alto potencial esportivo que é muito difícil de encontrar e estão de parabéns pela disciplina e dedicação”, cita Tácio Lima, educador físico e proprietário da Nine Four Cross.
“Em Matão dia 27 de junho acontece o campeonato regional de APAEs, com 160 atletas e 10 APAES da nossa região, no ginásio de esportes, um mês depois será o estadual em Votuporanga, e lá iremos em busca de vagas classificatórias para o nacional em Brasília. Vemos o quanto se dedicam tanto aqui na APAE quanto com o Tácio no box, uma parceria que veio para somar no desempenho esportivo dos atletas da entidade”, ressalta o educador físico da APAE.
A APAE da cidade é um exemplo de como o esporte pode ser utilizado como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, o desenvolvimento e a qualidade de vida de pessoas com deficiência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.