Nos dias 3 e 10 de setembro de 2024, o Hospital Carlos Fernando Malzoni sediou uma importante palestra com o tema “Matriciamento de Tuberculose para a Rede Básica”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) da instituição e teve como palestrante o Dr. André Pelosi Alves, médico infectologista do HCFM. A organização ficou a cargo do Dr. Emanuel Marques de Sá Gomes da Silva, médico coordenador de regulação da Secretaria de Saúde do município.
Voltada para médicos da rede básica, incluindo profissionais de postos de saúde, Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), a palestra teve como objetivo aprimorar e agilizar o diagnóstico, a busca ativa e o tratamento de pacientes com tuberculose. A iniciativa visa melhorar o fluxo de atendimento e proporcionar maior celeridade nos cuidados com essa infecção crônica.
Segundo o Dr. André, “o impacto que isso tem para o hospital é que, quando conseguimos diagnosticar e tratar com maior celeridade esses pacientes, o risco de complicação e necessidade de internação é menor. Essa iniciativa é muito boa para os pacientes e para o hospital”, destacando a relevância da ação para a saúde pública local.
A superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, também ressaltou a importância do evento: “a tuberculose é um mal que ainda precisa ser combatido, e o nosso compromisso é atender bem toda a Matão e região”.
A palestra reforça o compromisso do Hospital Carlos Fernando Malzoni e da Secretaria de Saúde de Matão com o aprimoramento contínuo do atendimento aos pacientes, buscando sempre oferecer cuidados de qualidade à população.