O Centro de Treinamento de Artes Marciais Sensei Marcelo Sobrinho participou de mais duas competições. No último dia 14, aconteceu a Etapa do Campeonato Brasileiro em Uberlândia (MG), promovida pela Federação Mineira de Karatê (FMK) e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), no Ginásio de Esportes Sabiazinho (Arena Tancredo Neves). Nesta etapa, Miguel Maicon Miranda (11 anos) disputou o Shiai Kumitê na categoria Sub-12 até 35 quilos e conquistou a medalha de ouro.
“Miguel vem se destacando em várias competições e esteve no pódio outra vez. Ele está sempre em rotina de treinos com seus grandes apoiadores, os pais Michel e Paula, e dentro do dojô com seus irmãos, os senseis Luiz e Amanda Miranda. Miguel, parabéns pela conquista! Você é um orgulho para nós”, cita o sensei Marcelo Sobrinho.
A segunda competição foi a segunda edição do Torneio Paulista ISO de Karatê, realizado pela International Shotokan Organization, sediada no Ginásio de Esportes do Centro Esportivo de Tietê (SP), onde 112 atletas de 22 associações/dojôs competiram nas categorias Sênior, Master e Equipes Mistas, no último dia 17.
“Visando uma preparação para as finais do Campeonato Paulista, que serão disputadas em setembro em São Paulo (Capital), alguns atletas enfrentaram o desafio do Torneio ISO”, comenta Marcelo. Com o apoio do sensei Gilson Gomes (Karatê Cadetes de Campinas), participaram os atletas Marcelo Sobrinho, Giovana Mendonça e Rodrigo Mendonça. Giovana foi ouro no Kata, Marcelo foi bronze no Kata e Rodrigo ficou em quinto no Kata. Em Equipe Mista, Marcelo, Giovana e Rodrigo conquistaram a terceira colocação no Kata.
O karatê é uma filosofia de vida que fortalece corpo e mente. Ele ensina disciplina, foco e respeito, valores que se refletem no dia a dia, na escola, no trabalho e nas relações pessoais. Por meio da prática, desenvolvemos coordenação, equilíbrio, resistência e autoestima, contribuindo para a saúde física e emocional.
Além disso, o karatê é uma atividade que acolhe pessoas de todas as idades, proporcionando um senso de pertencimento, camaradagem e apoio mútuo dentro do dojô e da comunidade.
Em termos de crescimento pessoal, enfrentar desafios, estabelecer metas e celebrar progressos constantes transforma hábitos e aumenta a resiliência. O karatê, portanto, é mais que uma arte marcial: é um caminho para desenvolver caráter, responsabilidade e bem-estar integral.